Possui um carro branco? Veja os pequenos cuidados que se deve ter com carros brancos

Se você possui um carro branco, não importa se ele é popular ou de luxo, nacional ou importado, a única maneira de garantir que a bela pintura do seu carro branco continue brilhando por um bom tempo é tratá-la com alguns pequenos cuidados.

A princípio, talvez você não saiba, mas o branco é a cor preferida nos carros em todo o mundo há uma década, e já responde por 38% dos pedidos, indo do popular ao luxo. 

os brasileiros e o mundo tem preferencia por carros de cor branca
Segundo estudos, a população mundial tem preferência por carros de cores mais neutras.

Dados divulgados pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostram que a participação da tonalidade branca praticamente quadruplicou nos últimos 10 anos aqui no Brasil.

Veja o ranking das 5 cores de carros mais procuradas no Brasil: 

  1. branco (37%) Veja carros na cor branca
  2. prata (29%) Veja carros na cor prata
  3. preto (12%) Veja carros na cor preto
  4. cinza (10%) Veja carros na cor cinza
  5. vermelho (8%) Veja carros vermelho

Uma das explicações pela preferência de carros com a cor branca é que a cor branca reflete 80% da luz solar visível, já a preta, apenas 5%, portanto, carros pretos são mais quentes do que carros brancos e, em um país com altas temperaturas como o Brasil, esse é um fator que deve ser levado em conta.

Contudo, pensando na paixão dos brasileiros por carros brancos, a indústria automotiva tem desenvolvido variações dessa cor, como o off white (uma variação do branco para o bege, tonalidade pouca coisa mais escura que o branco) e o branco perolado, para diversos tipos de veículos.

Veja os prós e contras de ter um carro branco

Carro Branco: Pró

O carro branco é o predileto dos brasileiros nos últimos anos. Além disso, ele tem o melhor preço de compra e desvaloriza menos em relação às outras cores.

E o que não falta são opções de tons, hoje as montadoras apostam na tendência dessa cor e criaram tonalidades como branco puro, off-white e a cor pérola.

Outro benefício da cor é que ela tem uma manutenção muito mais fácil. As lavagens normais já dão brilho e beleza ao carro e a poeira e sujeira do dia a dia não ficam tão evidentes.

Carro Branco: Contra

Algumas montadoras aproveitam a alta procura para aumentar consideravelmente o preço, vendendo a cor como um opcional, isso se agrava ainda mais em tons diferenciados.

Enquanto a sujeira fica escondida, os riscos e arranhões ficam mais aparentes no branco.

Outra desvantagem tem relação com a segurança. Como é uma cor muito mais comum, os carros brancos costumam ser mais visados para roubo, pois são discretos e populares, dificultando a identificação entre outros veículos.

Mitos e verdades dos carros brancos

Existia também o mito de que a cor branca poderia amarelar com o tempo. No entanto, o verniz aplicado atualmente é muito mais potente e resistente, impedindo que isso aconteça.

Só que isso não significa que ela não possa se deteriorar com o tempo. Logo, são necessários cuidados especiais quando pensamos em como cuidar de carro branco.

No nosso cotidiano, algumas atitudes ajudam a conservar o brilho e a cor do carro branco por mais tempo. Do mesmo modo, evitam o surgimento de manchas ou que a tintura se torne opaca. Veja a seguir.

Por que cuidar do carro branco no dia a dia?

O branco é a cor que menos destaca pequenos arranhões. Sejam aqueles pequenos riscos provocados por panos sujos, seja os que aparecem por batidas leves.

No entanto, ela é a mais fácil de ficar manchada pela ação de agentes químicos.

Sem contar que o carro branco que fica muito tempo exposto a altas temperaturas pode perder o brilho e a cor, que pode se tornar opaca ou quebradiça. Em lugares litorâneos, a ação da maresia é um agravante.

Mas para manter a cor como nova por mais tempo é preciso tomar alguns cuidados específicos.

Como manter o brilho dos carros brancos?

Os carros brancos precisam de menos cuidados e não destacam pequenos arranhões; em contrapartida, eles precisam ser lavados com mais frequência.

Para que o seu automóvel fique sempre com cara de novo, preste atenção nos cuidados com o carro branco listados abaixo. Veja…

Lave o carro periodicamente e com os produtos certos

Para que a lavagem seja efetiva, use apenas água e xampus neutros ou detergentes.

Utilize também um desengordurante próprio para automóveis na hora da lavagem para tirar o encardido do seu automóvel branco.

Use flanelas ou esponjas limpas na hora da lavagem

lavando carro branco com esponja limpa
Tome cuidado quando for usar uma flanela ou esponja na hora da lavagem.

Evite fazer tanta força na hora de usar esses utensílios.

Portanto, sempre que possível remova os pequenos elementos grudados no tecido pois, caso tenha alguma partícula nelas, o carro pode acabar com riscos.

Evite deixar muito tempo sob o sol

O ideal para qualquer carro, não só o branco, deixa-lo sempre que possível em lugares cobertos. Embora a cobertura seja resistente, o branco acaba perdendo qualidade ao longo do tempo. E isso pode acontecer mais rápido se você deixar seu carro sob o sol com frequência. 

Enceramento e polimento para carro branco

Chegou a hora de dar os toques finais para que ela fique brilhando ou para que recupere a sua cor. 

Isso porque, o enceramento tem a função de proteger o verniz, a última camada da pintura, que é responsável por manter a tonalidade brilhante.

Da mesma forma, protege a pintura contra a ação do tempo e os males da poluição e maresia, além de facilitar a lavagem cotidiana. A pintura encerada retém menos sujeiras e contaminações.

Após o enceramento, o lustre dado na pintura dá um outro aspecto e recupera muito o brilho.

O processo é muito abrasivo e danifica a pintura profundamente se mal feito.

Dessa forma, não devemos realizá-lo muitas vezes, pois ele retira parte do verniz protetor da tinta automotiva. O ideal é a cada seis meses, nunca todo mês.

O que você achou dos cuidados com carros brancos? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos.

Esperamos que tenha gostado da leitura. Agora, para continuar por dentro de nossos próximos conteúdos, aproveite e dê uma conferida em nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Leia também:

Classificado de veículos catarinacarros.com.br

foto
Olá, mundo!
Anterior
foto
Será que andar na “banguela” gasta menos combustível?
Próximo